Os açucares redutores possuem essa designação, pois sao uma fonte de electrões, electrões estes que serão usados para reduzir iões. Os monossacarídeos podem ser oxidados por agentes oxidantes, como por exemplo o ião ferro e o ião cobre.A glicose e outros açúcares que conseguem reduzir os iões de ferro ou de cobre são exemplos de açucares redutores. Esta propriedade é a base da reação de Fehling, um teste usado para a determinação de presença de açucares redutores.
O átomo de carbono presente na carbonila tem o nome de carbono anomérico.Um carbono anomérico apenas actua como açúcar redutor se a sua oxidação ocorrer apenas com a forma linear, existente na solução, em equilíbrio com as formas cíclicas. Se o carbono anomérico se envolver numa ligação glicosídica não pode tomar a forma linear, e daí deixar de ser um açúcar redutor e passar a ser um açúcar não redutor.
Nos polissacarídeos existe a ponta redutora. Esta é a última molécula da cadeia que possui um carbono anomérico, isto é, um carbono que não está envolvido em ligação glicosídica.
Referencia:
http://http//pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%BAcar_redutor
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)