Crescimento e renovação celular – Fases do ciclo celular.
Resumo
O ciclo celular é o conjunto de transformações que decorre desde a formação de uma célula até ao momento em que ela própria, por divisão, origina duas células-filhas. O ciclo celular divide-se em 2 fases: a interfase, que é a fase que ocorre entre 2 divisões celulares, durante o qual se processa uma intensa actividade metabólica; e a fase mitótica, que é o processo no qual ocorre a divisão do núcleo das células eucarióticas, pelo que se formam núcleos com igual número de cromossomas, e posterior divisão das células, dando origem às duas células-filhas.
Palavras-Chave
Ciclo celular; Interfase; Fase mitótica; Intervalo G1; Intervalo G2; Fase S; Mitose; Citocinese; Anáfase; Metáfase; Prófase; Telófase; Fuso acromático; Centríolos; DNA; Cromossomas; Cromatina; Centro organizador de microtubos; célula eucariótica vegetal.
Observações/resultados
Na realização da actividade, foi possível a visualização de diversas fases do ciclo celular, nomeadamente interfases, prófases, inícios de anáfases e finais de anáfases/inícios de telófases.
Discução de resultados
Os acontecimentos que marcam as fases observadas são:
Existe intensa actividade biossintética, ocorre replicação de DNA, e os cromossomas encontram-se pouco visíveis;
- Prófase
- Metáfase
Dá-se a formação da placa equatorial, na qual o centrómero que une os cromatídeos está virado para dentro, e os braços dos cromatídeos estão virados para fora.
- Anáfase
Os cromatídeos irmãos separam-se, e ascendem aos pólos da célula.
Já com os cromatídeos nos pólos da célula, estes distendem, a membrana nuclear e o nucléolo da célula reorganizam-se e o fuso acromático desaparece.
- Citocinese