Introdução

Este blog foi realizado com a finalidade de servir de portfólio digital da disciplina de Biologia&Geologia.
Aqui serão postados as tarefas elaboradas no decorrer do presente ano lectivo, bem como assuntos terceiros de interesse geral.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Crescimento e renovação celular

Tema/teoria

Crescimento e renovação celular – Fases do ciclo celular.

Resumo


O
ciclo celular é o conjunto de transformações que decorre desde a formação de uma célula até ao momento em que ela própria, por divisão, origina duas células-filhas. O ciclo celular divide-se em 2 fases: a interfase, que é a fase que ocorre entre 2 divisões celulares, durante o qual se processa uma intensa actividade metabólica; e a fase mitótica, que é o processo no qual ocorre a divisão do núcleo das células eucarióticas, pelo que se formam núcleos com igual número de cromossomas, e posterior divisão das células, dando origem às duas células-filhas.

Palavras-Chave


Ciclo celular; Interfase; Fase mitótica; Intervalo G1; Intervalo G2; Fase S; Mitose; Citocinese; Anáfase; Metáfase; Prófase; Telófase; Fuso acromático; Centríolos; DNA; Cromossomas; Cromatina; Centro organizador de microtubos; célula eucariótica vegetal.

Observ
ações/resultados

Na realização da actividade, foi possível a visualização de diversas fases do ciclo celular, nomeadamente interfases, prófases, inícios de anáfases e finais de anáfases/inícios de telófases.


Discução de resultados


Os acontecimentos que marcam as fases observadas são:

  • Interfase
Existe intensa actividade biossintética, ocorre replicação de DNA, e os cromossomas encontram-se pouco visíveis;


  • Prófase
Ocorre o encurtamento dos cromossomas,ou seja, os cromossomas tornam-se visíveis o início da formação do fuso acromático e o desparecimento da membrana celular e nucléolo.

  • Metáfase


Dá-se a formação da placa equatorial, na qual o centrómero que une os cromatídeos está virado para dentro, e os braços dos cromatídeos estão virados para fora.


  • Anáfase

Os cromatídeos irmãos separam-se, e ascendem aos pólos da célula.


  • Telófase
Já com os cromatídeos nos pólos da célula, estes distendem, a membrana nuclear e o nucléolo da célula reorganizam-se e o fuso acromático desaparece.
  • Citocinese
É a fase final do ciclo celular, no qual se dá a separação da célula-mãe, que origina as células-filhas. Essa separação ocorre, devido á fusão de vesículas, provenientes do complexo de Golgi, ao longo da placa equatorial, formando o fragmoplasto. Prosteriormente, dá-se a ligação de fibras de celulose, em cada lado do fragmoplasto, que originarão a parede celular das células-filhas.

Um comentário:

  1. O relatório está razoável (pouco). A teoria e as palavras-chave estão bem. Não considerei as células eucarióticas vegetais porque não utilizaram este termo no vosso trabalho. Nas observações não considerei nada uma vez que as figuras estão na parte errada. Na discussão as imagens con tém várias figuras de mitose que não estão identificadas. A descrição das fases não tem correspond~encia com as imagens. A descição das fase não é completa.

    ResponderExcluir